Citações sobre O Urbano: Aristóteles e Louis Wirth

Louis Wirth, em seu artigo “O Urbanismo como modo de vida” , afirma que a fixação dos povos nômades na bacia do Mediterrâneo foi o início da Civilização Moderna, início da construção das grandes cidades. Como resultado: “em nenhum lugar do mundo a humanidade se afastou mais da natureza orgânica do que sob as condições de vida características das grandes cidades.” Por conseqüência disso a amplitude de diferenças crescera proporcionalmente a quantidade, isso na prática significa violência urbana , podemos entender como reação a violência estrutural que massifica o indivíduo em um Modelo de Consumo, que faz girar a Produção Industrial e toda sua cadeia de serviços.

Aristóteles afirma: “um Estado somente pode existir quando alcança uma população que seja suficiente para uma boa vida na comunidade política: poderá, na verdade, exceder esse número. Mas como eu dizia, deve haver um limite. O que deve ser o limite poderá facilmente ser determinado através da experiência. Porque tanto governantes como governados têm deveres e direitos a cumprir; as funções especiais de um governante são comandar e julgar.”

“ Para a reeducação do gênero humano. – Vocês, homens prestativos e bem-intencionados, ajudem na obra de erradicar do mundo o conceito de punição, que o infestou inteiramente! Não há erva mais daninha! Ele não apenas foi introduzido nas conseqüências de nossas formas de agir – e como já é terrível e irracional entender causa e efeito como causa e punição! - , mas fez-se mais, privando da inocência, com essa infame arte interpretativa do conceito de punição, toda a pura casualidade do acontecer. A insensatez chegou ao ponto de fazer sentir a existência mesma como punição – é como se a educação do gênero humano tivesse sido orientada, até agora, pelas fantasias de carcereiros e carrascos.” - Friedrich Nietzsche

Comentários