O Capitalismo e o Amor: uma Nova Matriz



O Amor sempre nos inspira a realizar proezas, talvez Vulcano(fig. 1 e 2) tenha mesmo o trazido a Chama dos Céus, mas o Semi-deus que deu o Fogo aos homens, e com isso, o ensinou a forjar a matéria. Também abriu a porta do Mal, pois os homens sentem egoísmo e apego aos bens materiais forjados pela inteligência humana.
 

Uma situação plenamente plausível, tendo em vista a compreensão do funcionamento dos átomos e a materialidade da própria Existência, visto que tudo funciona somente porque existe o Positivo e o Negativo.  Então seria lógico que pudéssemos entender as Escrituras Sagradas como uma tradução mística de uma realidade ainda obscura quando escrita: Deus é amor e gratidão, enquanto o demônio se converto no apego e no egoísmo. E somente o movimento constante dessas forças torna possível o Universo Material.

Assim não adianta anular o ‘Mal’ (sic), pois ele é parte estrutural na composição da Matéria. Mas o que fazer com esse Mal (apego e o egoísmo) que movimenta o Capitalismo? O Sistema permite que o homem forje magistralmente a matéria... eu quero o conforto tecnológico e mas também e principalmente, o Bem Supremo.

E será que a nossa Sociedade irá superar os dilemas existenciais da Humanidade? Haverá uma Nova forma de arranjar a Matriz do Sistema Capitalista? O que seria preciso para tornar nossas vidas mais vivas em amor,  conforto e harmonia?

Para alguns acredito que já seja, mas não se aplica para a maioria, vemos muita desigualdade social, pessoas que em um dia conseguem gastar com roupas e acessórios o mesmo valor que um assalariado poderia juntar durante 10 anos sem gastar com mais nada! Isso é Surreal... E essa dimensão Surreal é inerente ao Capitalismo. Sua Matriz é uma abstração distorcida do Mundo Real. Mas podemos mudar essa realidade sem interferir nas compras das madames e ‘madamos’ em sua necessidade de exercer a Violência Simbólica com suas roupas e objetos de grife.

Também não precisamos alterar os Axiomas próprios da Tessitura Social territorial, visto que se pode inserir outras variáveis, principalmente no que se refere a Ontologia Humana Fundamental descrita por Heidegger. Sabemos de três dimensões no Fenômeno Juridico [Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale], assim por que não inseri-las na Matriz Capitalista e revisar suas tendências perversas periodicamente focando na eliminação de Leis e assim garantir nossas Liberdades?
O Homem precisa usar sua Massa Encefálica mais que seu Complexo Reptiliano. Instinto é diferente de Intuição, o primeiro vem do Mal o segundo vem do Amor. Se quisermos harmonizar, precisamos criar uma ordem de Diálogo,  através de Ciclos de Tessitura de Recursos para a Avaliação do Desempenho. Isso tudo é técnico e exige de nós empenho e Boa Vontade.  


Simbora Ser Feliz!!!

Comentários